top of page

Palestras

​Que tal uma discussão sobre o seu pensamento projetual e sua experiência acerca da produção do meio ambiente urbano atual? É isso que propõe a palestra com a arquiteta e urbanista Rosane Araújo. Vem prestigiar a palestra de seu excelente e premiado estudo ‘’A cidade sou eu’’ a fim de entender, dentro do tema geral proposto no V EREA Natal, como se encaminha a cidade atual e do futuro com a vivência cada vez mais espontânea de um cidadão que interage e faz parte da cidade a partir do ciberespaço.

http://www.acidadesoueu.com.br/

 

Rosane Araújo

“A cidade sou eu”

Visiting Scholar na Columbia University pela Graduate School of Architecture, Planning and Preservation. Estágio Pós-Doutoral na área de Arquitetura e Urbanismo, (2010-2011). Doutorado em Urbanismo (PROURB/UFRJ), cuja tese de final de curso recebeu o Prêmio Capes de Tese 2008, Mestrado (PROURB), Especialização em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em MBA Executivo pelo COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerce a atividade de Arquiteta e Urbanista com dezenas de projetos construídos. É presidente da NovaMente onde faz trabalho voluntário desde 1991. 

Tem experiência no campo da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: arquitetura, urbanismo, projeto de arquitetura, pesquisa em urbanismo, conceito de cidade contemporânea, certificação AQUA, sistema de gestão da qualidade NBR ISO 9001 versão 2008 e Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (Siac) nivel A. Autora do livro “A cidade sou eu” lançado em novembro 2011 no Brasil, e “The city is me” que será lançado na língua inglesa em setembro de 2012, e de vários capítulos de livros, artigos, e publicações em congressos nacionais e internacionais.

 

Natália Garcia

“Cidades para pessoas”

A mobilidade urbana e as boas práticas de usufruto e deslocamento em cidades são pautas cada vez mais presentes pra quem vive e principalmente para quem planeja as cidades, boas práticas e bons exemplos sustentáveis disso já existem em diferentes lugares do mundo.

O que falta para que a cidade que você vive possa proporcionar isso aos moradores? Em quais lugares as nossas cidades brasileiras podem se inspirar para iniciar uma aplicação prática de um espaço feito para pessoas?
É esta abordagem que a jornalista Natália Garcia trará para o nosso encontro, pois a partir de suas diferentes experiências vividas com o projeto "Cidades para Pessoas" poderemos nos inspirar como projetistas e citadinos para promover novas práticas urbanas e reaver o direito à cidade.

http://cidadesparapessoas.com

Natália Garcia tem 28 anos e é jornalista desde 2006 pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou na rádio Band News FM, no jornal O Estado de S. Paulo e na Editora Abril, mas largou seus empregos para ser reporter freelancer e pedalar pela cidade em suas horas livres. Morou um mês em Bogotá, capital da Colômbia, para percorrer os 330 quilômetros de ciclovias da cidade e apurar a revolução vivida por lá nos últimos 15 anos, após as gestões dos ex-prefeitos Antanas Mockus e Enrique Peñalosa. Participou do projeto !sso não é Normal, um site sobre a relação entre o modelo urbano de algumas cidades brasileiras e as mudançås climáticas, que ganhou o prêmio Jornalistas e Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Mídia Nacional.

Marcelo Ferraz 

“A tradição do novo”

Cidades de renovação urbana intensa como no caso de Natal setenciam seu patrimônio cultural à desmanchar no ar aos poucos.

Na perspectiva de discussão de preservação da arquitetura como parte de um patrimônio cultural que "materializa" a história de uma sociedade vamos ouvir a experiência do Professor e Arquiteto Marcelo Ferraz que junto à equipe da Brasil Arquitetura tem dado bons exemplos de conservação e transformação de edifícios com interesse patrimonial.

http://www.brasilarquitetura.com

Arquiteto formado pela FAU-USP, em 1978, é sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura, onde têm realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. Dentre eles destacam-se: o ‘Bairro Amarelo’, em Berlim-Alemanha, a ‘Villa Isabella’, na Finlândia, o ‘Teatro Polytheama de Jundiaí’, o ‘Museu da Imigração Japonesa’ (Conjunto KKKK), em Registro-SP, o ‘Museu Afro Brasil’, em São Paulo. São também sócios fundadores da ‘Marcenaria Baraúna’, onde desenvolvem projetos de mobiliário, desde 1986. É também professor da Escola da Cidade - SP.

Frederico de Holanda

“Urbanidade

e novos modos de morar”

Teremos a honra de receber a Palestra do Professor Dr. Frederico Holanda. Por isso, agora é a hora de falar de URBANIDADE. 

Este atributo das cidades vem se perdendo à medida que os valores da convivência e da co-presença com ‘o outro’ (estrangeiro, desconhecido) é encarado como um risco à integridade individual.Esta opção até mesmo involuntária de não viver a diversidade humana dentro da cidade produziu DISTÂNCIAS.


O homem que definiu Brasília como "o espaço de exceção" (EDUnB,2002) virá para nosso EREA Natal discutir este tema com a palestra "Urbanidade e novos modos de morar".

http://fredericodeholanda.com.br/

Frederico de Holanda é arquiteto pela Universidade Federal de Pernambuco no Brasil, Mestre e Doutor em Arquitetura pela Universidade de Londres. Tem sido conferencista convidado em eventos acadêmicos, tanto no Brasil como em países como China, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, Holanda, Japão, México, Moçambique, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai. Autor do livro monográfico Brasília – cidade moderna, cidade eterna (FAU/UnB). Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e contribui com o programa de pós-graduação na orientação de mestrado e doutorado.

  • Wix Facebook page
  • c-vimeo

Patrocinador Oficial

bottom of page